Parece que os CEOs e acionistas da indústria AAA de jogos (AAAA se vc perguntar pra Ubisoft) acha muito divertido demitir gente e fechar estúdio. Dessa vez foi a Sony que fechou de vez a Firewalk Studios, que estava por trás de Concord.
A diferença é que dessa vez, não é como se a justificativa não fosse uma completa palhaçada que nem aconteceu com a Tango Gameworks depois de Hi-Fi Rush, já que Concord é, provavelmente, o maior fracasso da história dos videogames. Estimasse que a Sony gastou a bagatela de 400 MILHÕES de dólares nesse esquema de comprar a Firewalk e bancar o resto de desenvolvimento do jogo que foi fechado depois de duas semanas e reembolsando todo mundo que comprou.
Então, ok, até que faz sentido, mas veja, isso já começou a dar errado quando eles decidiram que seria uma boa ideia gastar centenas de milhares de dólares tentando seguir uma tendência que seria de quase uma década atrás na época do lançamento do seu projeto.
Mas é aquela coisa né: não dá pra não fazer de tudo pra agradar acionistas que exigem crescimento eterno a qualquer custo de algo que muitos deles não entendem todos os detalhes. É só ver o que aconteceu com a Netflix também, que fechou o estúdio AAA deles depois de dois anos sem terem lançado nada provavelmente porque cinco anos seria tempo demais pra lançar só um projeto.
E enquanto isso, quem se ferra são os trabalhadores que vão ter que se virar nos trinta agora pra tentar conseguir algum trabalho, e que provavelmente não vai ser em games já que todo mundo está demitindo, então eles vão ter que gastar mais tempo para conseguir se adaptar para outra indústria. Se não haver mudanças drásticas na indústria, é bem provável que essa crise só piore…
Deixe um comentário